Hey Kids!

Let´s go to Rock And Roll! \m/

Van der Graaf Generator: A Grounding in Numbers

sexta-feira, 15 de abril de 2011.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiEMAZMmvT22n4iE_Oc6x4WtzvAr7YtAvDgF2ARYOfR4wkQyNZPZM0MvFX6AO3WsY0TjyE9TaJ1_r8xTbqtxzcGGa7tWHq19IBPrfLVzduhhi4XCXGfJe8deVsnweOBfsoeKcjJ-7zivhK5/s1600/Van%252Bder%252BGraaf%252BGenerator.jpgSão passados 44 anos desde que o Van der Graaf Generator surgiu em Manchester, na Inglaterra. Ainda que não tenha se tornado tão popular mundialmente quanto outros contemporâneos - como Yes, Pink Floyd ou ELP - a banda é um dos grandes nomes do Rock Progressivo e chega ao 12º disco de estúdio mostrando que seu som teve mudanças, mas sem perder qualidade.

“A Grounding in Numbers” é o terceiro disco desde que a banda voltou à ativa, em 2005. O álbum traz 13 faixas, o que parece ser um número gigantesco, se levarmos em conta os trabalhos antigos do VDGG, com suas longas suítes. Mas os tempos são outros. Atualmente a banda é formada por Peter Hammill (voz, guitarra, piano), Hugh Banton (teclado, baixo) e Guy Evans (bateria), três integrantes da formação original.

“Your Time Starts Now” abre o disco com um teclado suave, lenta, num clima bem sessentista. Curioso que ouvindo algumas coisas do VDGG de hoje, dá para perceber semelhanças com trabalhos de outros artistas dos anos 70, como em “Mathematics”, que me lembrou um pouco David Bowie.

“Higly Strung” éa primeira faixa mais Rock n’ Roll do disco, com diversas mudanças de tempo e um refrão simples que empolga. A atmosférica “Red Baron” é estranha, soturna até e acaba parecendo uma estranha no ninho. “Bunsho” também é um tanto estranha no início, mas depois cresce no instrumental e traz um belo solo de guitarra, além da interpretação dramática de Peter Hammill.

“Embarassing Kid” é outra com uma pegada mais Rock n’ Roll e antecede a lenta e bonita “Medusa”. "All Over the Place", que fecha o disco, é um dos destaques positivos.

Ainda que o novo disco traga músicas mais curtas, isso não significa que o VDGG tenha feito, desta vez, músicas de fácil degustação. Continua o tipo de som intrincado que precisa ser escutado com calma e atenção, mas um bom disco.
01. Your Time Starts Now
02. Mathematics
03. Highly Strung
04. Red Baron
05. Bunsho
06. Snake Oil
07. Splink
08. Embarrassing Kid
09. Medusa
10. Mr. Sands
11. Smoke
12. 5533
13. All Over the Place
@Anna_Avenger

0 comentários:

Postar um comentário